20 de novembro de 2017
Fátima Araújo cria projeto de Lei.

Fátima Araújo cria projeto de Lei que autoriza o plantio de “Citronela” em São Luís

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), criou o projeto de lei Nº 040/2017, que autoriza o município de São Luís a plantar Citronela em praças, avenidas, canteiros, rios e espaços públicos da capital maranhense. O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal e agora será encaminhado ao poder executivo para ser sancionado pelo prefeito.

Preocupada com o aumento e proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue echikungunya, a vereadora quer que o município de São Luís, por meio da prefeitura, plante e incentive os moradores a cultivarem essa planta (Citronela) que segundo pesquisas, combate mosquitos e serve como repelente.

De acordo com a lei da vereadora Fátima Araújo, o município de São Luís será responsável pelas campanhas educativas sobre a Citronela nas escolas da rede de ensino da capital, com informações sobre a planta e benefícios no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O QUE É CITRONELA?

A citronela pertence à família das gramíneas, e cresce facilmente em qualquer tipo de solo. A planta aromática é popularmente conhecida por seu efeito positivo quando se pretende afastar mosquitos e borrachudos. Seu óleo essencial, inclusive, é muito usado na fabricação de repelentes contra esses insetos, além de velas, loções e óleos que são muito usados no verão, principalmente.

BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DA CITRONELA

Suas propriedades envolvem uma ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.

VISITA A MUDOS E SURDOS- Na última quarta-feira, (12), Fátima Araújo visitou a Associação dos Surdos e Mudos do Maranhão (ASMA). Acompanhada de sua assessoria. firmou compromisso de que vai apoiar culturalmente, a equipe de futebol da ASMA na Competição da Liga Nordestina de Futebol de Surdos e Mudos, que será sediada em Natal no Rio Grande do Norte, no mês de agosto.

A equipe da ASMA é campeã maranhense da categoria e agora irá disputar a Liga Nordestina de futebol. Além disso, Fátima irá trabalhar projetos como: aula de libras nas escolas públicas, ações sociais voltadas para essa associação, emendas parlamentares para entidade, e aulas de músicas para os associados e afins.

Como incentivadora da cultura e educação, Fátima Araújo tem demonstrado ser representante dos menos favorecidos, de todas as regiões da capital maranhense.

Texto: Da Assessoria da Vereadora